Monitoramento de Sessões

A concorrência entre usuários tentando atualizar uma mesma informação pode as vezes gerar alertas de impossibilidade de reserva do registro que se pretende alterar.

Essa situação ocorre somente no momento de gravar o registro e, normalmente, numa segunda tentativa, o usuário consegue efetivar suas alterações. Porém, em alguns casos, pode acorrer o que chamamos de “Lock” que nada mais do que a sessão que fica bloqueada na camada de banco de dados, mesmo depois de se interromper a aplicação (numa queda de energia, por exemplo).

Os alertas de locks são apresentados como uma mensagem com o número de tentativas para se reservar o registro a ser alterado (fig.0).

fig.0 Figura.0

Neste caso o sistema conta com um sistema de temporizadores que automaticamente desfazem o processo e eliminam o bloqueio (lock). O tempo deste processo pode variar dependendo do instante em que ocorre o lock e as vezes há a necessidade de se atuar de maneira mais rápida. Para tanto o S4SP conta com um Monitoramento de Sessões que permite, em alguns casos, eliminar as sessões concorrentes (fig.1).

fig.1 Figura.1

Esta aplicação conta com 2 (duas) abas que identificam 2 (dois) tipos diferentes de locks.

1. Bloqueio Recursivo (deadlocks)

Este tipo de lock ocorre quando um processo está tentando modificar uma informação que por sua vez faz um alteração em objetos dependentes deste mesmo processo. Este tipo mais raro, é mais facilmente monitorado e consequentemente mais facilmente eliminado. Basta clicar no botão “Derrubar Sessão” (fig.2).

fig.2 Figura.2

2. Bloqueio Lógico (locks)

Este tipo mais comum de bloqueio ocorre quando 2 (duas) ou mais sessões de aplicação estão tentando atualizar um mesmo registro. Para eliminar esta concorrência é preciso “escolher” entre as sessões e eliminar aquela que pode NÃO estar em uso por algum tipo de falha (interrupção de comunicação, falta de energia, falha do Browse, etc). No exemplo a seguir (fig.3), os usuários estão concorrendo entre si para atualizar o registro da Figura.2:

fig.3 Figura.3

Importante

Como todo remédio, o uso excessivo desta aplicação pode se tornar um VENENO. Pois permite a quem tiver acesso a ela, através dos perfis, derrubar as sessões de forma indiscriminada, podendo causar transtornos a usabilidade do sistema. A utilização desta aplicação, como qualquer outra, pode ser consultada através da aplicação “Consulta Acessos Por Usuário” (fig.4).

fig.4 Figura.4